No ano em que as eleições presidenciais e a Copa do Mundo serão foco no Brasil, a Michael Page, especializada em recrutamento de executivos, levantou as profissões que serão mais demandadas no mercado de trabalho brasileiro em 2014.
De acordo com o estudo, diversos setores estarão aquecidos no próximo ano, com destaque para as áreas ligadas ao Marketing e Infraestrutura.
“No marketing, especialmente pelo aumento de demanda no comércio varejista digital - e-commerce - , bem como o crescimento de segmentos relacionados à prestação de serviços, a qualidade do relacionamento com o cliente no ambiente digital”, afirmou o presidente da Michael Page no Brasil, Paulo Pontes. “Além disso, a competição vem aumentando e posicionar bem as marcas para um grupo de mais de 40 milhões novos consumidores no país que migraram à classe média é o foco”.
Já nas obras de Infraestrutura, o executivo aponta que a demanda será acelerada no próximo ano pela adequação da infraestrutura brasileira, fruto dos próximos megaeventos como a Copa e Olimpíada, aliada à necessidade de melhorias na condição logística para recuperar a competitividade no mercado internacional, com relação aos produtos fabricados no país.
A pesquisa foi elaborada neste mês, nos escritórios da Michael Page em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Confira abaixo as profissões.
Marketing Digital - Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo a importância de possuir um foco nisto.
Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target
Go to market ou Planejamento Comercial - 2013 foi um ano muito apertado para a indústria de bens de consumo e as projeções para 2014 são de um mercado muito mais competitivo e com uma margem de lucro cada vez menor para conseguir ganhar posicionamento, isso inevitavelmente desenvolve a necessidade de criarem cadeiras com foco mais estratégico nas ações das áreas comerciais e cadeiras com viés analítico que acompanham a implementação dessas estratégias diretamente no ponto de venda.
Marketing e Vendas - Gerente de Acesso Público / Privado - Mudança no perfil e tipo de fonte pagadora, cada vez mais governo, hospitais e operadoras embasam suas decisões em necessidades especificas e em nos conceitos de Healtheconomics, é fundamental que os fornecedores estejam preparados para entender e atender as demandas destes mercados
Engenheiro de orçamento - Necessidade de maior controle sobre o retorno financeiro das obras (margens menores) e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura
Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target
Geocientistas (geofísico, geólogos) - Expectativa da indústria de petróleo ter um melhor ano em 2014
Geocientistas (geofísico, geólogos) - Expectativa da indústria de petróleo ter um melhor ano em 2014
Engenheiros de Segurança do Trabalho - Maior preocupação das empresas e sociedade sobre a saúde do trabalho e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
(Fonte: Infomoney)
(Fonte: Infomoney)
Nenhum comentário:
Postar um comentário