Airbaigs exteriores nos veículos são as últimas inovações na segurança dos carros que estão a ser desenvolvidos pela indústria automóvel.
Esta é também uma boa novidade para os ciclistas e peões, já que este sistema de protecção exterior pode evitar a sua morte ao amortecer o impacto. Os testes estão a ser liderados pela TRW Automotive, que está a trabalhar em sistemas de câmaras e radares que permitam detectar o momento preciso em que o airbag deve ser insuflado. Localizados na parte inferior das portas, os airbags são accionados entre 20 a 30 milissegundos e protegem o veículo dos impactos laterais. Já a TNO Automotive e a Autoliv estão a desenvolver airbags frontais exteriores, que amorteçam o impacto de peões ou ciclistas e evitem a sua morte.
Estas empresas, que trabalham em separado, esperam que este sistema de segurança possa estar instalado nos automóveis ainda antes do final da década. “As colisões laterais ainda são um dos tipos de acidentes com maior taxa, cerca de 30% a 40% dos acidentes”, afirma o vice-presidente da TRW, Norbert Kagerer, refere a imprensa europeia.
O projecto da TRW está a ser financiado pela União Europeia e começou a ser desenvolvido há três anos em Espanha. Os airbags que esta empresa automóvel está a testar têm cerca de 200 centímetros de comprimento, 70 centímetros de altura e cerca de 15 a 20 centímetros de profundidade, com capacidade para 200 litros.
Os investigadores exprimem a força de um impacto num acidente no Critério de Lesões da Cabeça. Este indicador deve situar-se abaixo de mil para pessoas de meia-idade e saudáveis e em menos de 600 para os idosos. Testes conduzidos pela TNO em 2008 concluíram que numa colisão de um veículo a 30 quilómetros por hora com um ciclista o indicador era de 3.700, um valor extremamente elevado ao qual nenhum ciclista sobreviveria. Com estes airbags frontais, o indicador da força do impacto diminui para 590, o que permite que o ciclista sobreviva e tenha muito menos lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário