A palavra arquiteto vem do grego “architékton” , que etimologicamente significa "chefe operário ou mestre da edificação", numa alusão passada onde o arquiteto era o comandante da obra.
Por outro lado, Arquitetura pode ser conceituada como a arte de criar espaços organizados e animados por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
A profissão do arquiteto é muito antiga. Basta vermos que o Código de Hamurabi, Rei da Babilônia no ano 2083 antes de Cristo, já previa, nos seus artigos 229 e 230, penas para os crimes do exercício profissional do arquiteto, quando dizia: "se um arquiteto constrói para alguém e não o faz solidamente e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, este arquiteto deve ser morto; se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto".
As coisas evoluíram e a arquitetura também foi se moldando às novas épocas e tendências. Hoje o arquiteto divide parte de sua atribuição original com o engenheiro, cabendo a cada um, por conta de códigos e regulamentos, atribuições específicas
"Ao Arquiteto cabe agora desenhar idéias, dando-lhes espaço, forma, cor, transmutando sonho em realidade. Já o engenheiro dá sopro de vida às idéias dos arquitetos, combinando com lógica, tijolos com tijolos e concreto, numa empreitada que exige, não sonhos, mas sentido palpável e real.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário