Abandonado por causa da invasão nazista, apartamento em Paris está intacto há 70 anos
Imagine que você pudesse voltar para a Paris dos anos 1940. É o que acontece quando adentramos um apartamento localizado no Quartier Pigalle, distrito ao norte da capital francesa. O apartamento pertencia a uma senhora chamada Madame de Florian: ela se refugiou no sul da França quando as tropas de Hitler invadiram Paris em 1940.
Ela nunca mais voltou e o apartamento ficou esquecido até a morte da mulher, aos 91 anos, em 2010. Um inventário dos bens de Madame de Florian, descobriu a existência do imóvel, situado a poucos passos da Igreja da Santíssima Trindade. O mais engraçado é que a mulher continuou pagando as despesas do apartamento por 70 anos.
Uma espessa camada de poeira encobria um tesouro, à espera de ser descoberto: obras de arte, brinquedos e outros pertences. O testemunho de toda uma época estava congelado, como se tivesse sido colocado sob uma redoma de vidro, imune à passagem do tempo e da ação humana.
Uma das descobertas mais interessantes é um quadro de Marthe de Florian, avó da proprietária, pintado por Giovanni Boldoni, pintor italiano do século XIX. Marthe era uma das musas da época e um dos seus fãs era o futuro primeiro-ministro George Clemenceau, governante da França entre 1906 e 1909 e entre 1917 e 1920. (vi no Huffington Post França)
Segue abaixo as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário