.

sábado, 4 de janeiro de 2014

4 de Janeiro – Dia da Abreugrafia

Quem até o final dos anos 80 fez um teste de saúde para trabalhar em uma empresa, certamente fez a tão falada abreugrafia. Mas afinal, para que servia a abreugrafia?
Abreugrafia1   4 de Janeiro   Dia da Abreugrafia   profissões História das Profissões História christian ordoque abreugrafia    main colunas calendario
Imagem de uma Abreugrafia

A abreugrafia servia para identificar alguma alteração, doença ou anormalidade nos pulmões e foi um exame muito importante para a medicina e inventado por um brasileiro, e seu sobrenome, Abreu, deu o nome ao exame.
Manuel Dias de Abreu era Médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1913 e foi aperfeiçoar-se na Europa, onde passou por hospitais da França e chegando inclusive a dirigir o Serviço de Radiologia da Santa Casa de Paris em 1916, com apenas 3 anos de formado !
Você sabia ? Devido ao início da Primeira Guerra, Manuel Dias de Abreu chega primeiro em Lisboa e fica na capital Portuguesa durante um ano por causa dos combates que o impediam de ir para a França.
Nessa época, a tuberculose era um problema grave de saúde pública mundial e como ele já havia trabalhado com exames radiológicos, imaginou que se existisse um meio de tornar o exame mais barato, dispensando as chapas tradicionais, o diagnóstico seria mais rápido. A taxa de mortalidade da tuberculose era tão alta que no ano de 1918, 1 em cada 6 franceses morria desta doença.
Abreu volta para o Brasil em 1922 com essa idéia na cabeça e vai estudando mais a fundo a Radiologia (assunto que trataremos mais adiante no dia do Radiologista), até que em 1936, após várias tentativas e insucessos, apresenta o exame com o nome de“Roentgenfotografia” (fotografia de Roentgen ou fotografia de Raios-X). No ano seguinte é construído no Rio de Janeiro, pela casa Lohner, o primeiro aparelho para o exame.
Abreugrafia2   4 de Janeiro   Dia da Abreugrafia   profissões História das Profissões História christian ordoque abreugrafia    main colunas calendario
Aparelho de Abreugrafia

Você sabia ? Manuel Dias de Abreu, abriu mão da patente do aparelho de fazer abreugrafia para que o exame se difundisse mais rápido e fosse acessível para a maioria da população.
A abreugrafia consiste em fotografar a tela de uma radiografia de tórax em filmes de 35 ou 70 mm, o que barateia imensamente o custo, pois o filme fotográfico é muito mais barato que as chapas radiográficas.
Com a queda desse custo, em apenas 2 anos, em 1938, somente na Alemanha foram feitos mais de 500 mil exames, auxiliando e muito no diagnóstico precoce da doença. O exame também auxiliou na quebra do estigma que tuberculose era “doença social”, pelo qual somente os pobres por sua deficiência de nutrição a desenvolviam.
Você sabia ? Por esse exame e sua contribuição para a Medicina, Manuel Dias de Abreu foi indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia / Medicina no ano de 1946.
Em 1974, a OMS pronunciou-se contra o uso da Abreugrafia em massa por expor desnecessariamente a população a doses de radiação.
Atualmente, o exame para detecção de tuberculose é feito pela pesquisa do Bacilo de Koch no escarro.
Entretanto a contribuição de Manuel Dias de Abreu foi importantíssima para a História da Medicina, pois seu método possibilitou o diagnóstico precoce, o tratamento e a cura de até então uma doença que era considerada sentença de morte, a tão temida tuberculose.

Abreugrafia3   4 de Janeiro   Dia da Abreugrafia   profissões História das Profissões História christian ordoque abreugrafia    main colunas calendario
Manuel Dias de Abreu

Por decreto lei nº 42.984 de 3 de Janeiro de 1958, instituiu-se a data de nascimento do médico, dia 4 de Janeiro, como Dia Nacional da Abreugrafia.
Você Sabia ? Fora da América do Sul, a abreugrafia possuiu outras denominações, como: Radiofotografia na França; fotorradioscopia na Espanha; e radiografia em miniatura do tórax nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário