.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dia 15 de Abril: Dia da Conservação do Solo.

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.   Este dia foi instituído pela Lei 7.876,em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar a perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, reservatórios, lagos, lagoas e oceanos, causando assoreamento e contaminação dos mananciais; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada a questões ambientais, sociais e econômicas. Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e 38 bilhões de euros na União Européia.
Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível para a existência humana e para o desenvolvimento sustentável.
Preocupados com as questões relacionadas à Conservação do Solo e da Água, o grupo de professores do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica/Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos vem há alguns anos realizando pesquisas nesse sentido, e tem constatado a relevância deste assunto no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente na região de Pelotas, onde o grupo tem observado a ação negativa da erosão, seja na perda da capacidade produtiva dos solos ou nos danos aos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário